Luiz Augusto Pinheiro, psicanalista.
Assista vídeo sobre depressão no SBT. Click no link abaixo.
A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente.
Soren Kierkegaard
 
 
Home      Origem do nosso psiquismo
A origem do nosso psiquismo
 
Por Luiz Augusto Pinheiro, Psicanalista.

Este artigo trata da origem filogenética e do psiquismo humano Porque ainda nos dias de hoje reagimos de maneira arcaica.
 

Para entender nossa realidade atual, como crises e conflitos psíquicos, temos que nos reportar ao passado e humana A origem da espécie.

O ser humano atual descende do Hominídeo Neanderthal, que existiu há 25 mil anos atrás. O desenvolvimento individual de cada ser humano (ontogênese) padrões segue do desenvolvimento da espécie humana (filogênes). Leia no link "Artigos" o texto "Filogêneses e ontogênese humana"

Racionalmente, uma inteligência e Capacidade de raciocínio do homem atual é fantástica, mas sua emoção e desejo ainda Arcaicos Possuem mecanismo do homem das cavernas.

Seu corpo falando, biologicamente, não Evoluiu como seu Capacidade e Cérebro mental.

Temos pêlos sem dentes e corpo do ciso que de Sevem nada, mecanismo homestáticos ineficientes, etc

Veja alguns homeostáticos destes mecanismos. O desmaio é um mecanismo de proteção, na qual, se por algum motivo falta sangue no cérebro, o mesmo "tira uma consciência" do individuo para que este caia e, Na horizontal posição, nivelando o corpo com a cabeça, o sangue volta à irrigar o cérebro.

Veja que para que o individuo não morra faltando sangue cérebro não, este tira bruscamente sua consciência, que apaga, cai e pode morrer batendo a cabeça. Nota ineficiência e não uma Adaptatividade do mecanismo, por exemplo, que não vai paulatinamente enfraquecendo as pernas, depois o tronco, e braços, para que o individuo deite no chão, sem risco de se machucar.

Outro mecanismo ineficiente Ocorre afogamento não. Com o pânico, o individuo morre por asfixia, um fechando glote.Não morre porque entra água nos pulmões, em Ocorre que em seguida à perda de consciência da asfixia.

Ou seja, para não entrar água nos pulmões uma glote fecha, faltando ar e desfalecendo o individuo, antes do afogamento propriamente dito.

Ocorre também outro mecanismo ineficiente Caso não se bruscamente emagrecimento.Caso paremos de comer, um mecanismo automático de proteção é ativado para desaquecer o metabolismo, pois lê que o individuo está numa situação extrema e de inanição precisará economizar energia.

Deste modo, quanto menos se come menos se queima proporcionalmente, como se o individuo estivesse, Perdido no deserto sem alimentação.

No psiquismo humano, Arcaicos Mecanismos adaptativos e não ocorrem, similares a estes.

Somos descendestes dos Neanderthais que sobreviveram à extremas dificuldades, baixa disponibilidades de alimentos e hostilidade do ambiente.

A gestação destes antepassados do homem atual, inicialmente era de 21 meses.Esta fêmea grávida, Devido a sua dificuldade de locomoção, era muito mais suscetível aos ataques de animais e ao ambiente hostil.

Como que sobreviviam fêmeas, das descendemos Quais, Quais São as pariam aos nove meses de gestação.

Mais libertavam Se êáôÜøõîçò de sua imensa barriga, aumentando a probabilidade de sobrevivência e conseqüentemente, seu maior mobilidade para Proteger recém nascido filho. Leia no link "Artigos" A origem da espécie Humana.

Desta forma os bebês humanos passaram nascer um mais desprotegidos para a vida.

A falta de maturidade cerebral, deixava estes despreparados Bebês e reações de Raciocínio cognitivas NECESSÁRIAS Para este agressivo. As sinapses nervosas acabavam por se Desenvolver por volta dos 5 anos de idade. Sobreviviam Os que aprendiam e repetiam logo cedo Apresentados os modelos.

Como não possuíam um Capacidade intelectual desenvolvida Os questionar permitiriam que estes modelos, aprendiam por Espelhamento ".

Os comportamentos aprendidos associados às emoções que implantavam os geravam-se logo cedo nestes penduravam e bebes e crianças até a vida adulta.Era uma maneira de terem um repertório de comportamento de sobrevivência logo cedo.

Assim, por alguma Necessidade infantil real, determinadas formas de pensamento e reações emocionais formatavam-se rapidamente, perdurando até uma vida adulta.

Estes indivíduos, cerebrais com tais características, sobreviveram e deram origem à raça humana atual.

Nós humanos atuais, mesmo adultos, tendemos a repetir inconscientemente infantis Padrões de comportamento e reações emocionais que, no passado, serviram como Função de proteção.

Como torna pouco desenvolvidas sinapses infantis, como impressões desta época, fantasiosas, sem uma análise da realidade objetiva.

Após um período traumático, como se esvaem Angústias infantis, como um mecanismo de defesa. Um trauma ou perda de um ente querido, faz com que soframos muito no início e com o passar do tempo, tal sofrimento vai diminuindo para podermos continuar vivendo com qualidade relativa.

Ocorre que, este mecanismo, assim como os homeostáticos anteriormente explicitados, possui relativa ineficiência. Suprime uma angústia imediata esvaindo - se do "ego", mas deslocando-se para uma instância inconsciente.

Todas estas angústias que foram suprimidas do ego (Recalcadas) Deslocam-se para o "inconsciente", e futuramente, Através de qualquer evento desencadeante podem retornar para ao ego sob uma forma de um sintoma de Fobia, depressão, ansiedade, Angústias, aparentemente inexplicáveis.

Leia no link "Artigos", o que e uma psicanálise.

A psicoterapia é um conjunto de técnicas e processos que se propõe, justamente, a tratar estes sintomas aparentemente inexplicáveis, buscando Através da interpretação dos sonhos, de desenhos, de perguntas da atualidade e da infância e outros, buscar é esta instância inconsciente para entender qual a origem destes sintomas, libertando o indivíduo deste "Sabotador" interno que gera reações automatismos e indesejados.